As trends musicais que fecham o mês de julho transitam por gêneros diversos, do rock americano à MPB.
Da mesma forma, as razões para as faixas relacionadas às trends terem ficado em alta são múltiplas.
Criadores de conteúdo embarcam em movimentos de exibir suas fotos memoráveis, imagens de seu sorriso na infância, reflexões sobre a vida, cenas de uma série muito comentada e motivos pelos quais não abrem mão de um camarote nas festas.
Veja abaixo as faixas que mais repercutiram no final deste mês:
● “rockstar” – Post Malone feat. 21 Savage
Faixa do álbum “beerbongs & bentleys” (2018), do cantor americano Post Malone em parceria com o rapper britânico 21 Savage, “rockstar” tem movimentado consideravelmente as redes sociais ao longo de julho. Para se ter uma ideia, a canção gerou um pico de 15 mil criações diárias no TikTok.
Enquanto isso, no Spotify Brasil, foi registrado um crescimento de 24% na quantidade de streams diários.
A trend da vez no TikTok consiste em exibir imagens marcantes, seja por mostrar um visual todo caprichado ou por retratar um momento memorável.
Confira: https://vm.tiktok.com/ZMrHBkVSa/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBMd8t/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBhafp/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBrx8P/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBS4y3/ .
Já no Instagram, a tendência é reconhecer que nem tudo na vida sai conforme o esperado, mas que, em dado momento, os dias de glória finalmente chegam. Veja: https://www.instagram.com/reel/C9aFZUygSoO/?igsh=MTJvN2hrbnhxaDZ3aA== / https://www.instagram.com/reel/C9dnqY0t6bM/?igsh=azN2b2o4cGQ5aHVu / https://www.instagram.com/reel/C9f_lj-OX4U/?igsh=OWNraHE0Z3FicnN4 .
Ouça “rockstar”, de Post Malone feat. 21 Savage, na playlist Hip Hop Internacional, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/HipHopInter .
● “Sweet Child O’Mine” – Guns N’ Roses
A icônica canção de rock “Sweet Child O’Mine”, da banda americana Guns N’ Roses, reverberou nas plataformas de vídeos curtos neste mês. A música, que integra o álbum “Appetite For Destruction” (1987), bateu a marca de 5.7 mil criações diárias no TikTok, e apresentou um resultado ainda maior no Instagram, com 12.8 mil postagens diárias.
A trend é inspirada pelo seguinte trecho da letra: “She’s got a smile that it seems to me, reminds me of childhood memories“. A ideia da brincadeira é fazer uma comparação da própria imagem, mostrando uma foto da infância e, na sequência, uma atual, para enfatizar que o sorriso continuou o mesmo ao longo dos anos. Assista: https://vm.tiktok.com/ZMrHBQRAC/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBvqYW/ .
No entanto, também houve repercussão entre internautas envergonhados que, por não quererem exibir seus sorrisos, fizeram postagens explicando que não participariam da trend. Exemplo: https://vm.tiktok.com/ZMrHBaVSb/ .
Diante da nova trend envolvendo “Sweet Child O’Mine”, começou um movimento de fãs “enciumados”. Confira: https://vm.tiktok.com/ZMrHBq3AU/ .
E não acabou por aí! Também já apareceram as publicações em resposta às reclamações de que a música teria virado “modinha”. Assista: https://vm.tiktok.com/ZMrHBSbE2/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBdVGe/ / https://www.instagram.com/reel/C9qrniRR6jO/?igsh=MTkwd3A1cmFmMmx1NA== .
Ouça “Sweet Child O’Mine”, do Guns N’ Roses, na playlist Rock Internacional, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/RockInternacional .
● “Heart-Shaped Box” – Nirvana
A música “Heart-Shaped Box”, da icônica banda de rock americana Nirvana, virou trend nos últimos dias após grande repercussão do episódio final da 4ª temporada da série “The Boys”, da Prime Video. Foram contabilizadas quase quase mil criações diárias nas plataformas de vídeos curtos ao som de “Heart-Shaped Box”. Enquanto isso, o consumo digital diário da faixa cresceu em 111% nas plataformas de áudio.
Confira algumas postagens: https://vm.tiktok.com/ZMrHBTrmt/ / https://www.instagram.com/reel/C9pJ6h6RSyt/?igsh=MTdsZ2E2NmozdG55OQ== / https://www.instagram.com/reel/C9vFEWUJP7A/?igsh=NWRrb245b2U4cWts .
“Heart-Shaped Box” faz parte do terceiro e último álbum de estúdio do Nirvana, “In Utero“, lançado em setembro de 1993. Composto por Kurt Cobain e produzida por Steve Albini (Pixies, Robert Plant, entre outros), “Heart-Shaped Coffin” foi o primeiro single de trabalho do álbum, gravado no estúdio de Cannon Falls, em Minnesota, nos EUA.
Além disso, esta foi a última música tocada ao vivo em um show do Nirvana, realizado em Munique, na Alemanha, em 1º de março de 1994.
Pouco mais de um mês depois, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, nos EUA.
O disco conquistou o 1º lugar da parada de álbuns Billboard 200 e foi aclamado pela crítica como uma drástica mudança desde “Nevermind” (1991), o maior sucesso comercial da banda. “In Utero” foi certificado cinco vezes platina pela RIAA (Recording Industry Association of America), vendendo mais de 15 milhões de cópias pelo mundo.
Em 2023, ano que marcou 30 anos do lançamento de “In Utero“, foi apresentada sua Edição Deluxe comemorativa, disponível na UMusic Store: https://www.umusicstore.com/nirvana .
Ouça “Heart-Shaped Box”, do Nirvana, na playlist Nostalgia Anos 80 e 90, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/Nostalgia80 .
● “Não Sei Dançar” – Marina Lima
A faixa “Não Sei Dançar”, da cantora carioca Marina Lima, apresentou neste mês um impressionante crescimento de 79% na quantidade de streams diários no Spotify Brasil.
A canção, que integra o álbum homônimo à artista, lançado em 1991, embala uma das trends musicais de maior repercussão nas redes sociais nos últimos dias. Somente no TikTok, foi registrado um pico de 4.4 mil criações diárias. Veja alguns exemplos de publicações: https://vm.tiktok.com/ZMrHBqwnL/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBG5Yr/ / https://vm.tiktok.com/ZMrHBsH7X/ / https://www.instagram.com/reel/C9nRrOhPyNR/?igsh=MWw2em5yemxhbjA3MA== .
Além disso, um fator que pode ajudar a explicar o recente aumento no consumo digital é a inclusão de uma nova versão da faixa, gravada por Maria Maud, filha mais velha da atriz Claudia Abreu e do diretor José Henrique Fonseca, na trilha sonora da novela “Renascer”, da TV Globo.
Ouça “Não Sei Dançar”, de Marina Lima, na playlist Clássicos da MPB, do UMusicPlay: https://umusicplay.lnk.to/ClassicosDaMPB .
● “Só Vai De Camarote” – Grupo Revelação
A faixa “Só Vai De Camarote”, que faz parte do álbum “360° Ao Vivo” (2012), do Grupo Revelação, inspira o compartilhamento de imagens que acompanham os versos que descrevem uma mulher: “Ela rouba a cena, ela é turbinada / Ela é saliente, toda marombada / Ela é atraente, toda desenhada / Ela é gata de elite e só curte área VIP“. Além disso, as publicações que seguem a trend são acompanhadas pela seguinte frase escrita por cima dos vídeos: “nós mulheres que exalamos a energia dessa música“.
Gerando mais de 1.4 mil postagens diárias no TikTok, e 1.6 mil no Instagram, “Só Vai De Camarote” ainda apresentou, neste mês, um crescimento de 24% no consumo digital no Spotify Brasil. Confira algumas publicações ao som desse sucesso do Grupo Revelação: https://vm.tiktok.com/ZMrHBXCJC / https://vm.tiktok.com/ZMrHBvLRV/ / https://www.instagram.com/reel/C9kVHJ8MXLP/?igsh=MThxcjRhamU0MWs2cA== / https://www.instagram.com/reel/C9oA7N4sHpp/?igsh=MTZ2Ymg5N3N1NHh4bQ== .
Ouça “Só Vai De Camarote”, do Grupo Revelação, na playlist Pagode, do UMusicPlay aqui: https://umusicplay.lnk.to/Pagode .