Duas lendas do freestyle, os MCs Chuty e Arkano, voltam ao torneio após anos afastados das batalhas e vão disputar entre os 96 inscritos
A 18ª edição da competição de freestyle mais exclusiva do mundo começa na Espanha no dia 19 de maio com o primeiro evento regional em Madri
Seguiremos as regiões de Granada (10 de junho) e Barcelona (17 de junho)
O representante da Espanha para a Final Internacional do Red Bull Batalla 2023 será proclamado no dia 29 de julho na Final Nacional, entre 16 semifinalistas, que acompanharão seu classificado Gazir.
A eliminatória nacional do da Red Bull Batalha está prestes a começar com tudo o que isso implica: coroar o novo rei do rap improvisado na Espanha, descobrir novos talentos, vibrar novamente com os melhores freestylers da competição, as réplicas, os nervos, a emoção ou o barulho do público, muito barulho.
Como toda edição, o torneio promete levar o freestyle a outro patamar e em 2023, ano em que a competição atinge a maioridade, promete mais do que nunca.
Durante o período de inscrições, aberto de 1º de março a 10 de abril, foram recolhidas as inscrições de mais de 1.000 inscritos.
Todos eles foram avaliados por um júri de especialistas surpreendidos pela qualidade das rimas dos 96 participantes seleccionados, entre os quais se encontram novas promessas sedentas de mostrar o seu talento e rostos conhecidos das categorias de base espanholas.
A lista confirma o que muitos amantes do freestyle queriam.
A 18ª Red Bull Batalha será lembrada pelo retorno ao jogo do lendário MC Chuty, do Madri, considerado o melhor freestyler espanhol da história, que retorna às competições após um hiato de seis anos e disputará o regional de Madri.
Subirá também ao palco o conhecido Arkano, que se tornou famoso na competição por ser o mais jovem vencedor de uma Final Nacional com apenas quinze anos em 2009.
O alicantino vai colocar o nível muito alto no Regionais de Barcelona.
No entanto, de uma nova temporada tudo pode ser esperado.
A única coisa que garantimos para já é um espetáculo de versos agudos e rimas pungentes com que os candidatos à medalha de ouro espanhola irão subir ao pódio da Final Nacional, da qual só o vencedor terá acesso à batalha dos campeões, a grande Final Internacional.
OS LOCAIS DA COMPETIÇÃO
Chegou a hora de subir no palco.
As 96 candidatas selecionadas defenderão sua vaga nas três regionais programadas para esta edição, de forma que 32 MCs participarão em cada local.
A primeira paragem será em Madrid a 19 de maio, seguindo-se Granada a 10 de junho e Barcelona a 17 de junho.
No dia 29 de julho, o título nacional de freestyle será disputado na Final Nacional.
Reúne um total de 16 semifinalistas, os 4 melhores participantes de cada regional, os medalhistas de prata e bronze da Final Nacional de 2022, Tirpa e Jesús LC respetivamente, e outros dois MCs ainda por anunciar.
Apenas um deles viajará para a Colômbia, onde será realizada a Final Internacional de 2023, torneio reservado apenas aos melhores MCs de língua espanhola, onde será decidido quem é o verdadeiro rei da 18ª Red Bull Batalha.
Lá, nosso vencedor se encontrará novamente com o espanhol Gazir, que garantiu seu lugar nesta batalha final como vice-campeão internacional do Red Bull Batalla 2022, e com quem formará a representação espanhola nesta temporada.
OS 96 PARTICIPANTES da COMPETIÇÃO em WWW.REDBULL.COM/BATALLA
1ª REGIONAL · Madrid, 19 de maio
2ª REGIONAL · Granada, 10 de junho
3ª REGIONAL · Barcelona, 17 de junho
FINAL NACIONAL TBA, 29 de julho
FINAL INTERNACIONAL · Colômbia