O Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima convida todos os visitantes para uma imersão na natureza nos dias 16 e 17 de novembro, às 15h. A equipe educativa da Urbia, administradora do espaço, preparou o Circuito Ambiental: Conhecendo as Árvores, uma caminhada guiada gratuita, com foco na observação e conhecimento das árvores que embelezam as paisagens do Parque e são fundamentais para um ecossistema tão urbanizado como o da cidade de São Paulo.
Para tornar a experiência ainda mais didática, os participantes receberão um material impresso com informações sobre as espécies de árvores que fazem parte da flora local, e serão guiados em dinâmicas interativas de identificação de cada tipo. A vegetação do Parque é composta por um bosque heterogêneo, com áreas ajardinadas e horta. Entre os destaques que os participantes poderão encontrar pelo caminho, estão: o abacateiro, alfeneiro, aroeira-mansa e bambu-imperial. Além das 73 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil e pinheiro-do-paraná.
Durante a caminhada, que incentiva a conexão com a natureza e engaja a comunidade em relação aos cuidados com o meio ambiente, também teremos informações compartilhadas pelo time educativo da Urbia, que relembrará aos visitantes sobre como esses oásis em meio à cidade são importantes para a conservação ambiental e para o bem-estar da população.
Circuito Ambiental: Conhecendo as Árvores no Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima
Data: 16 e 17 de novembro
Horário: 15h
Ponto de encontro: Administração do Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima
Endereço: Rua Soldado Antônio Bento de Abreu, 233 – Parque Novo Mundo, São Paulo – SP
Público: livre
Atividade gratuita
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.