YANN TIERSEN & QUINQUIS
A TURNÊ DE VERÃO DO BARCO A VELA NINNOG CONTINUA
SÍNTESE MODULAR, PIANO SOLO, REMIXES
CAIXA DE COLEÇÃO COM NOVA VERSÃO GRAVADA DE PIANO SOLO DO ÁLBUM DE 2021, KERBER – LANÇAMENTO EM 15 DE SETEMBRO PELA GRAVADORA MUTE.
OUÇA À UMA NOVA VERSÃO, ‘NIVLENN’
“…Os cenários tempestuosos de ‘Ker Al Loch’ transformados pelo horizonte gradualmente desenvolvente de ’11 5 18. 1 12. 12 15 3 8′ em algo que o Underworld poderia admirar” – Uncut
“Atendendo aos seus sintetizadores e botões como um capitão de barco de pesca no fundo do palco, Yann navega pelo Roundhouse durante uma tempestade iminente” – Análise ao vivo da Backseat Mafia.
Yann Tiersen & QUINQUIS, estão atualmente navegando ao longo da costa da Escócia em uma turnê de verão única que até agora levou os dois artistas bretões de sua casa em Ushant para a Irlanda e até as Ilhas Faroé, percorrendo terras celtas e se apresentando em bares, igrejas, lojas de discos e centros comunitários ao longo do caminho. A bordo do veleiro Ninnog – nomeado em homenagem a uma superiora medieval, que viajou de Gales para a Bretanha, tornando-se protetora das mulheres e defensora da sustentabilidade e da floresta – eles continuarão sua jornada com datas que incluem uma ecovila na Escócia e um festival galês. Leia o manifesto da turnê para saber mais sobre seus objetivos e assista a um curta-metragem sobre a turnê aqui.
A turnê tem como objetivo ser uma declaração política direta sobre o impacto ecológico das grandes turnês, convidando-nos a examinar os métodos estabelecidos de turnês e apresentações. Com vários shows já agendados para o verão, os artistas convidaram comunidades a sugerir locais para se apresentarem ao longo da rota – igrejas, comunidades, bares, ocupações, praias e jardins – com o objetivo de oferecer uma forma alternativa de experimentar a performance, tanto para o público quanto para os próprios artistas.
DATAS DA TURNÊ NINNOG
2 de Agosto – Findhorn, Universal Hall, Findhorn Foundation (Yann Tiersen & QUINQUIS)
8 de Agosto – Edinburgh, Liquid Room (Yann Tiersen & QUINQUIS)
22 de Agosto – Liverpool, 24 Kitchen St (Yann Tiersen & QUINQUIS)
25 de Agosto – Wales, Ara Deg festival (Yann Tiersen)
26 de Agosto – Wales, Ara Deg festival (QUINQUIS)
Com mais datas a serem adicionadas! Mantenha-se atualizado aqui
YANN TIERSEN lançará Kerber Complete, uma caixa que reúne quatro versões muito diferentes de seu álbum de 2021, Kerber – disponível em CD e digitalmente pela Mute a partir do dia 15 de setembro de 2023.
Ouça a uma nova faixa de ‘Nivlenn’, aqui: https://youtu.be/QQlTEn3w7ek
Kerber Complete reunirá o álbum Kerber de Yann Tiersen de 2021, construído em síntese modular e amostragem; 11 5 18 2 5 18, a recomposição modular de Kerber; uma nova gravação solo de piano de Kerber; e um álbum de remixes e reinterpretações de artistas como Terence Fixmer, Beatrice Dillon e Laurel Halo, além de remixes feitos por Tiersen de NEU!, Keeley Forsyth, Michael Price e Simon Fisher Turner & Edmund de Waal.
Enquanto o álbum Kerber de 2021 viu Tiersen incorporando síntese modular e amostragem ao processo de gravação, seu álbum subsequente, 11 5 18 2 5 18, nasceu de mais experimentação em estúdio, enquanto o artista se preparava para uma apresentação no festival de sintetizadores e modular de Berlim, o Superbooth. Usando amostras como fonte, Tiersen ressampleou, reprogramou e recompôs as faixas de áudio já existentes para criar novas músicas irreconhecíveis e descontextualizadas de suas versões originais. Kerber Complete traz a história completa, complementando os dois álbuns com remixes de várias faixas de Kerber e um álbum de versões recém-gravadas em piano das músicas – sendo o piano a fonte original das amostras para Kerber.
Kerber Complete pré-venda: https://mute.ffm.to/yt_kerbercomplete
Ker a Loch (Four Ways): https://mute.ffm.to/yt_kalfw
Detalhes da turnê de verão Ninnog: https://www.ninnog.com
Turnê de verão Ninnog: https://youtu.be/Aep1u8FkSHE
Live in Passengers – ARTE Concert: https://youtu.be/3VwrcdDykdE
NOTAS DO EDITOR
Yann Tiersen tem estado envolvido com música durante grande parte de sua vida, desafiando fronteiras com uma variedade de instrumentos – sintetizadores vintage, síntese modular, piano, violino, Ondes Martenot – enquanto explora nossa conexão com a natureza, lugares e seu amor pelas línguas celtas, incluindo seu dialeto nativo, o bretão.
Émilie Tiersen lançou SEIM, o seu álbum de estreia como QUINQUIS pela gravadora Mute, lançado na primavera de 2022, após uma série de lançamentos como Tiny Feet. O álbum, descrito pela Uncut como “…canções etéreas, às vezes casualmente ameaçadoras… entre floreios de sintetizadores cintilantes”, foi seguido alguns meses depois por uma nova coleção de composições, o AER EP. O trabalho de QUINQUIS está enraizado em histórias tanto históricas quanto modernas, conectando mundos com elementos eletrônicos e vocais delicados, porém tranquilamente elevados de Émilie, todas cantadas em bretão.
OUVINDO MAIS
Yann Tiersen ‘Ker al Loch’, Video dir. por Sam Wiehl: https://youtu.be/RHiYco6Sd_k
Yann Tiersen’s ‘11 5 18. 1 12. 12 15 3 8’: https://youtu.be/soD1Ov2y-Y0
Beatrice Dillon’s reinterpretação de ‘Ker al Loch’: https://youtu.be/tLZ1HKmzOqo
Yann Tiersen ao vivo do Trans Musicales Festival: https://youtu.be/Rd2x8nju1UY
Yann Tiersen improvisação a bordo do Ninnog: https://youtu.be/tdVWNLYiCrw
Kerber – The Film (excerpt): https://youtu.be/-00jXobNPek
QUINQUIS ‘Adkrog’: https://youtu.be/pmRHJKVtSE0
QUINQUIS ‘Run’: https://youtu.be/Zjpjs4WHwaE
RECONHECIMENTOS RECENTES DADOS À YANN TIERSEN
“Como é frequentemente o caso da música de Tiersen, o efeito é hipnotizante.” – Uncut (Kerber)
“…verdadeiramente cativante e imersivo…” – Echoes & Dust (Kerber)
“Uma bela hora passada na companhia de uma mente musical talentosa.” – MusicOMH (Kerber)
“Que inesperado – e decididamente glorioso..” – Electronic Sound (11 5 18 2 5 18)
“Como sempre, é delicadamente trabalhado, mas desta vez com referências marcantes à pista de dança.”
“Provocado pelo Superbooth… Tiersen aqui canibaliza de forma inventiva o álbum Kerber de 2021. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de sintetizadores.” – Classic Pop