Em turnê pelo Brasil em março deste ano, o músico britânico Steve Hackett foi convidado por Ritchie para gravar as guitarras na nova versão de “Vôo de Coração” (Ritchie/Bernardo Vilhena). O registro original da canção, de 1983, já contava com a participação de Hackett, que voltou ao estúdio para a versão 2026 do hit, que chega às plataformas no dia 26 de maio.
Apesar de ambos serem ingleses, Ritchie só veio a conhecer Steve Hackett no Carnaval de 1980, em Itaipava, cidade serrana do Rio de Janeiro. Fã de longa data do guitarrista, responsável por registros emblemáticos da história do rock progressivo, Ritchie assistiu a vários shows da banda Genesis, que Hackett integrou entre 1971 e 1977. “Um desses shows foi em 1972, no Teatro Lyceum, de Londres, na boa companhia da galera dos Mutantes – Rita Lee, Liminha e Lucinha Turnbull –, que eu acabara de conhecer. Eles estiveram em uma gravação da banda Everyone Involved, da qual eu era flautista, e me convidaram para visitar o Brasil. O que seria uma visita, se prolongou muito além dos meus planos iniciais!”, lembra Ritchie.
Oito anos depois, coincidentemente, Ritchie e Steve Hackett hospedaram-se na mesma casa de campo, na Serra do Rio. “Steve era casado com uma brasileira e vinha sempre ao Brasil. Naquele primeiro encontro, descobrimos muitos interesses em comum, ficamos amigos. Sempre que vinha ao Rio, ele me telefonava para combinarmos uma corrida na Vista Chinesa ou em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Eu ainda ganhava a vida dando aulas de inglês, mas já atuava na cena musical carioca, em bandas como A Barca do Sol, Soma e Vímana”, pontua Ritchie.
Em 1982, Ritchie e Bernardo Vilhena compuseram as músicas que fariam parte do primeiro álbum solo do inglês. “Quando chegou a hora de gravar a fita “demo”, soube que o Steve estava no Rio e o convidei para gravar as guitarras. A gravação ocorreu de forma bem despretensiosa, no porão da gravadora Warner, a convite de Liminha, baixista e velho amigo Mutante que, nesta época, além de um dos meus alunos de inglês, era um dos produtores da gravadora”, conta Ritchie. A fita K7 foi parar nas mãos do Claudio Condé, então diretor de A&R da CBS, e “Vôo de Coração” virou a faixa-título do álbum de estreia de Ritchie, lançado na esteira do sucesso radiofônico e de vendas de “Menina Veneno”.
“Ao longo dos anos, sempre mantive contato com o Steve, e sempre nos perguntávamos como teria soado aquela faixa, caso tivéssemos gravado num estúdio de verdade. Em 2026, 44 anos depois, essa oportunidade finalmente surgiu! Agora, a música foi gravada em três estúdios profissionais, bem distantes entre si: minha banda gravou a base em São Paulo, com direção musical de Eron Guarnieri, no estúdio de Renato Galozzi, nosso coprodutor. As guitarras do Steve foram registradas por Ben Fenner, num estúdio em Londres. Ao invés de simplesmente reproduzir as frases musicais de outrora, Steve Hackett optou por levar as linhas de guitarra por outro caminho, usando slide no solo central, e construindo frases melódicas evolutivas no improviso estendido do final da canção”, finaliza.
Ficha Técnica
Ritchie: Voz
Steve Hackett: Guitarras
Eron Guarnieri: Teclados
Hugo Hori: Sax Tenor
Renato Galozzi: Guitarra base e programações
Igor Pimenta: Baixo
Luiz Capano: Bateria
Produção Musical: Eron Guarnieri, Renato Galozzi e Ritchie
Gravação de base: Studio Garage, SP, por Renato Galozzi
Gravação de voz: Estúdio Biscoito Fino, RJ, por Lucas Ariel
Gravação Guitarras Steve Hackett por Ben Fenner, Inglaterra
Mixado e Masterizado: Carlos de Andrade (Vison Digital – RJ)
Produção Executiva: Steve Altit por Top Cat Produções
Arte Capa: Alexandre Arrabal & Eduardo Seabra
https://orcd.co/voodecoracao (26/05)
Videoclipe:
(Estreia dia 26/05)
Ficha técnica videoclipe
Gravação making of e videoclipe: Estudio Malibu
Direção e Edição: Paulo Henrique Fontenelle
Imagens: Jo Hackett (vídeo Steve), Isabela Espíndola (vídeo Ritchie), Eddy Seabra e Alexandre Arrabal (digital)
Fotos do videoclipe: Alessandra Tolc

